Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

.glam

.travel, leisure & lifestyle | blog de viagens e lifestyle

.glam

.travel, leisure & lifestyle | blog de viagens e lifestyle

. mulheres que viajam sozinhas # uma forma de turismo em crescimento

 

IMG_2179.JPG

.

Ha alguns anos atrás, não era frequente vermos mulheres a viajarem sozinhas, mas 

esta realidade tem vindo a mudar. 

Num mundo em que felizmente as mulheres são cada vez mais independentes, cresce também o desejo de explorar novos locais, sem necessitar de alguém que as acompanhe.

A vontade de ter experiências diferentes, de autoconhecer-se e enfrentar dificuldades sem depender de outras pessoas, são alguns dos fatores que levam muitas mulheres a viajarem sozinhas. 

Estas mulheres, tem em primeiro lugar a capacidade de fazerem companhia a si mesmas, tendencialmente são mulheres auto confiantes, com um espírito pratico elevado e com capacidade de se adaptarem a novas situações.

Viajar sozinha ajuda também a um processo de autoconhecimento, possibilitando desfrutar do destino de uma forma mais intensa.

E uma experiência muito enriquecedora, tanto pela liberdade, pela necessidade de interagir com outras pessoas, como para a auto-estima. 

Quando viajamos com outras pessoas é normal fecharmo-nos ao contato com outros viajantes, uma vez que já temos o nosso grupo ou companheiro(a) de viagem.

Ao viajar sozinhas acabamos por sentir necessidade de conhecer outras pessoas, com quem possamos partilhar experiências e por vezes chega-se a criar amizades que perduram no tempo. 

Como em todas as viagens(mesmo quando se viaja acompanhada), é importante que estas sejam feitas em segurança, tomando certas precauções, como por exemplo escolher a partida destinos que sejam seguros e fáceis para viajar. 

A segurança é a grande questão quando se viaja sozinha, mas quando começamos a fazê-lo, percebemos que ha muito respeito e até um certo paternalismo pelas mulheres que viajam sozinhas, tanto por parte dos habitantes locais, como por parte de outros viajantes. 

 

Algumas precauções a ter quando se viaja sozinha:

- Informar--se bem sobre o destino escolhido.

-Reservar os serviços com alguma antecedência.

- E aconselhável deixar a programação de viagem com algum familiar ou amigo.

- Uma regra de ouro para quem viaje sozinha: nunca demonstrar aspeto de turista e se estiver confusa ou perdida, disfarce caminhando firme e peça ajuda ou informações em estabelecimentos, hotéis ou a alguém que lhe pareça de confiança.

- Deve ter sempre atenção aos documentos de viagem e guarda-los em lugar seguro.

- Deve dividir o dinheiro em partes e colocá-lo em sítios diferentes.

- Deve levar guias e mapas do destino.

- Vestir-se de forma discreta.

- Não andar à boleia sozinha.

- Evitar lugares vazios em carruagens de comboios, autocarros, bares, etc

- Tentar levar o mínimo de bagagem para o transporte ser mais fácil. 

Viajar acompanhada e partilhar experiências é sempre bom, mas viajar sozinha acaba por trazer uma sensação de total liberdade.

Por último viajar sozinha, não significa viajar "solitária", nessas viagens acabamos por estar mais predispostas a "comunicar" com as outras pessoas. 

 

As viagens que fazemos sozinhas acabam por ficar registadas na nossa memoria de uma forma mais intensa (pela diferença, pela aventura...) e perduram mais no tempo